Nova espécie endémica de tentilhão

Árvore filogenética dos tentilhões (Recuerda et al 2021).

© Carlos Ribeiro
Em celebração do Dia Mundial da Vida Selvagem, o PBA anuncia que a União Ornitológica Internacional (IOC) irá reconhecer a separação do tentilhão em cinco espécies diferentes como parte da próxima atualização da sua World Bird List.
Um estudo genético de Recuerda et al 2021 recomendou que o complexo de espécies do tentilhão deverá ser dividido em cinco espécies diferentes, mais especificamente o coelebs da Eurásia, o tentilhão-africano Fringilla spodiogenys (incluindo as subespécies africana e harterti), tentilhão-dos-Açores Fringilla moreletti, tentilhão-da-Madeira Fringilla maderensis e o tentilhão-das-canárias Fringilla canariensis (incluindo as subespécies bakeri, ombrios, e palmae).
O IOC declarou a sua intenção de reconhecer a descoberta e aceitar a separação do tentilhão em cinco espécies como parte da versão 13.2 da sua World Bird List, que será publicada neste verão.
Isto significa que a subespécie endémica Fringilla coelebs moreletti Pucheran, 1859 em breve chamar-se-á Fringilla moreletti.