Como citar o Portal de Biodiversidade dos Açores

A utilização de conteúdos disponibilizados no site do Portal de Biodiversidade dos Açores (PBA) está sujeita aos Termos de Utilização do PBA.

Os utilizadores estão obrigados a identificar de forma expressa e destacada o PBA como fonte, como mostram as indicações aqui dispostas.

A citação de fonte irá depender do tipo de dados utilizados (por exemplo. texto, multimédia, etc.) e da forma como estes foram utilizados (por exemplo, numa publicação científica, num site, no desenvolvimento de uma aplicação).

O PBA disponibiliza também informação de outros portais sobre biodiversidade (por exemplo, Tree of Life) e estes conteúdos devem ser utilizados e citados de acordo com os termos de utilização específicos desses sites.

 

1) Reconhecimento do PBA

Os utilizadores do PBA devem dar-lhe o devido reconhecimento em quaisquer publicações resultantes da sua utilização, em função do papel que o PBA teve nestas:

a) Reconhecimento do PBA num todo como fonte

We acknowledge the use of the Azores Bioportal grid.7338.f

b) Reconhecimento do PBA como um parceiro

O Portal da Biodiversidade dos Açores só foi possível devido às várias contribuições dos seus vários parceiros. Este Portal é coordenado por investigadores da Universidade dos Açores e gerido financeiramente pela Fundação Gaspar Fructuoso. O funcionamento entre 2019 e 2022 foi financiado pelo FEDER em 85% e por fundos regionais em 15%, através da Programa Operacional Açores 2020, no âmbito do projeto « ACORES-01-0145-FEDER-000072.

2) Citação do site do PBA em geral

Por favor, note que esta não é a forma aceite de citar conteúdos específicos disponibilizados pelo PBA, como por exemplo dados de ocorrência ou de multimédia.

a) Cite o site do PBA em geral, da seguinte forma:

 
Nome do Portal. (Ano, Mês e Dia)*. Título do site. Endereço (URL) do site

* em que foi publicado ou atualização da página, se disponível

Exemplo:
PBA. (2022, janeiro, 22). Portal da Biodiversidade dos Açores. https://azoresbioportal.uac.pt/

b) Cite páginas sem dados do site do PBA, seguindo o exemplo:

Nome do Portal. (Ano, Mês e Dia)*. Título da página. Endereço (URL) da página específica no site do PBA

* em que foi publicado ou atualização da página, se disponível

Exemplo:
Portal da Biodiversidade dos Açores. (2021). Hope for Azorean Invertebrates. https://azoresbioportal.uac.pt/pt/hope-for-azorean-invertebrates/

3) Citação de conteúdos específicos do PBA

O conteúdo acedido através do site do PBA pode estar sujeito a termos e condições específicas impostos pelo provedor de dados, que podem incluir certas licenças de uso do conteúdo, como licenças Creative Commons ou Copyrights, sendo, desta forma, necessária autorização prévia do provedor dos dados.

a) Cite dados da ocorrência de uma espécie especificamente num determinado local

Para citar deverá utilizar a(s) publicação(ões) específicas associadas aos dados de ocorrência, adicionando no final a morada de internet de onde os dados foram obtidos, segundo o exemplo em baixo:

Nome do(s) autor(es) (data do documento associado à ocorrência). Nome do documento associado aos dados de ocorrência. Endereço (URL) da página.

Exemplo:
Gregório, R., Neves, A., & Romão, P. (2010). Plantas vasculares dos Açores. Webpage https://azoresbioportal.uac.pt/pt/documentos/50000019/

b) Cite páginas de espécies do site do PBA, incluindo mapas de ocorrência

As páginas específicas das espécies do site do PBA devem ser citadas utilizando a informação de autoria específica disponibilizada na página, de acordo com o seguinte exemplo:

Autor (ano de publicação ou da última atualização). Nome do táxon. Portal da Biodiversidade dos Açores. Endereço (URL) da página do táxon no site do PBA

Exemplo:
Elias, R. (2021). Juniperus brevifolia. AzoresBioPortal. https://azoresbioportal.uac.pt/pt/especies-dos-acores/juniperus-brevifolia-brevifolia-6423/

Para a reprodução de um mapa de distribuição de ocorrências de espécies retiradas de PBA, é necessário que todas as atribuições visíveis na parte inferior da imagem sejam mantidas. Caso não seja possível, por favor cite-os (Leaflet, Esri, Esri – National Geographic, etc.) em adição ao PBA.

c) Citar uma lista de espécies ou grupo de organismos

Listas de espécies ou grupo de organismos disponibilizadas no site do PBA devem ser citadas utilizando a informação de autoria especificada na página, de acordo com o seguinte exemplo:

Autor (ano de publicação ou da última atualização). Nome do grupo do taxa. Portal da Biodiversidade dos Açores. Endereço (URL) da página no site do PBA

Exemplo:
Borges, P. (2021) Arachnida. Portal da Biodiversidade dos Açores. Available from https://azoresbioportal.uac.pt/pt/especies-dos-acores/@s!@tx!-Animalia-Chordata/

Para qualquer esclarecimento adicional, por favor contate-nos através, azoresbioportal@gmail.com

Atualizado a 28 de fevereiro de 2022