Onde posso encontrar listas de espécies no ABP?
Última atualização a 2022/08/16
No ABP pode criar as suas próprias listas de espécies. Selecione Procurar Espécies no menu Procurar & Analisar. No menu esquerdo, pode escolher os critérios para criar a sua lista de espécies. Imagine que queremos criar uma lista de todas espécies endémicas terrestres dos Açores que estão classificadas como em perigo pela IUCN.
Primeiro, clique no sinal mais ao lado do Sistema para abrir o menu, e a seguir selecione que ecossistema quer procurar por espécies. No nosso exemplo, desselecione Marinho, pois queremos procurar por espécies terrestres (nota: neste filtro do APB, terrestre inclui também sistemas dulcícolas). A página irá atualizar para incluir a sua seleção, como mostra na caixa Filtros Activos.
Clique no sinal ao lado do menu Estatuto de Colonização, logo abaixo do menu Sistema. A maioria dos filtros permitem procurar por mais do que um tipo classificação ao selecionar Vários da caixa, dado que a opção Apenas Um está definida por defeito. No nosso exemplo, uma vez que só queremos procurar por espécies únicas dos Açores, só será necessário selecionar Endémica dos Açores, no submenu pendente Nativas & Endémicas,. Depois clique no botão Aplicar para incluir a sua escolha nos filtros ativos, e assim atualizar a lista.
Para encontrar as espécies dos Açores classificadas pela IUCN, clique no menu Conservation Status e depois em IUCN – Lista Vermelha. Selecione Em Perigo do submenu pendente e clique no botão Aplicar.
Desta forma, criou uma lista de espécies terrestres e endémicas dos Açores classificadas pela IUCN como em perigo. Imagine que agora que quer restringir a sua procura e saber quais destas espécies ocorrem na ilha das Flores. No menu Área de Distribuição selecione Flores, e de seguida clique no botão Aplicar.
No topo da página pode ver quantas espécies estão presentes na lista resultante das suas escolhas. Se quiser remover algum critério de seleção, clique no X que antecede o nome do filtro na caixa de filtros ativos.
É importante ter em conta que esta ferramenta do ABP também foi desenhada para que os seus utilizadores encontrarem taxa. Desta forma, se taxa abaixo da espécie estiverem presentes (ex. subespécies, variedades, forma), ambas espécies e taxa descendentes vão estar presentes.