O FRCT financia o projeto de investigação DarCo – The vertical dimension of conservation: A cost-effective plan to incorporate subterranean ecosystems in post-2020 biodiversity and climate change agendas

Jan 27, 2023

Diego Delso, delso.photo, License CC-BY-SA

Diego Delso, delso.photo, License CC-BY-SA

A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, através do Fundo Regional da Ciência e Tecnologia (FRCT), assegurou o financiamento do projeto de investigação “DarCo – The vertical dimension of conservation: A cost-effective plan to incorporate subterranean ecosystems in post-2020 biodiversity and climate change agendas” com a participação do Centro de I&D da UAç, Grupo da Biodiversidade dos Açores (GBA-cE3c) e o seu início previsto para 1 de março de 2023.

O projeto DarCo tem como objetivo geral a elaboração de um plano de conservação adaptável e económico para incorporar a biodiversidade subterrânea na Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030.

Pretende-se um amplo envolvimento com os principais stakeholders e o público, aumentando a consciencialização sobre os ecossistemas subterrâneos para garantir sua preservação a longo prazo.

Para tal, foi estabelecido um consórcio de pesquisa composto por pesquisadores internacionais em biologia subterrânea e ciência da conservação. O consórcio é grande (11 países, 13 unidades), pois reuniram-se pesquisadores que atuam em ecossistemas aquáticos (águas subterrâneas) e terrestres subterrâneos.

Consequentemente, serão capazes de cobrir a amplitude de habitats subterrâneos e taxa em toda a Europa dentro de uma estrutura unificada e bancos de dados compartilhados.

Este consórcio inclui cientistas líderes da biologia subterrânea operando nas principais áreas subterrâneas do continente e ilhas oceânicas, curadores das principais bases de dados sobre distribuições e características de espécies subterrâneas e pesquisadores com experiência em taxonomia, modelagem ecológica, métodos filogenéticos, diversidade funcional, priorização espacial, e biologia da conservação.

Consulte a notícia completa no site da FRCT.

Para saber mais sobre o projeto, consulte a página da CE3C.